Desenvolvimento e validação do bloco lógico programável genérico para comunicação entre os ASIC GBT-SCA da eletrônica de Front-End para o upgrade do experimento LHCb
PDF

Palavras-chave

LHCb; Processamento de sinais digitais (DSP); Controle e monitoramento de sistemas online; Sistemas de controle de detectores.

Resumo

O Upgrade do experimento LHCb prevê uma atualização do sistema de aquisição
de dados operar a 40 MHz, necessária para operar dez vezes a luminosidade a fim de seu projeto inicial. Para tanto, a eletrônica de Front-End de todos os subsistemas será modificada permitindo o gerenciamento de uma maior taxa de dados gerada, maior ocupância dos subdetectores e operação sem uso de Trigger.

Neste trabalho, sucessor experimental e mais aprofundado do trabalho \textit{A generic firmware core to drive the Front-End GBT-SCAs for the LHCb upgrade} \cite{Alessio:SCA}, é descrito uma nova
maneira de transmitir informações de controle para a eletrônica de Front-End, aproveitando as conexões ópticas bidirecionais e recursos dos ASICs GBT e GBT-SCA. São apresentados detalhes de sua implementação bem como testes de validação. O resultado deste trabalho será usado no próximo upgrade do LHCb, que ocorrerá entre 2018 e 2019, assim está sendo avaliado seu uso como um pacote de \textit{firmware} padronizado para os outros experimentos do LHC - ATLAS, CMS e ALICE. 

PDF