A integração regional e a física na América Latina

Resumo

Este artigo descreve e analisa os eventos e os motivos que levaram em 1959 à criação da Escola Latino-Americana de Física (ELAF). Pode-se tomar a ELAF como a primeira tentativa oficial válida para toda a América Latina de criação das condições mínimas necessárias para que os físicos desta região pudessem se encontrar regularmente a fim de aprender novos conceitos e técnicas de física. Para que se possa melhor compreender esses esforços de integração, realizados pelos físicos latino-americanos, seria importante analisar a criação, três anos depois, no Brasil, do Centro Latino-Americano de Física (CLAF), de natureza supranacional, órgão concebido para centralizar as decisões e as ações da então nascente comunidade. 

A despeito dos problemas que vão desde financeiros até o pouco apoio dado pelos diferentes governos nacionais, o CLAF tem conseguido permanecer, desde a sua fundação, como uma referência significativa para os físicos latino-americanos, na medida em que, entre outros fatores, lhes confere espaço para a realização de \textit{démarches} diplomáticas. No entanto, neste trabalho, não nos ocuparemos do CLAF.

Após a Segunda Guerra Mundial, os cientistas latino-americanos perceberam que, para o desenvolvimento da ciência, apenas boas ideias já não seriam mais suficientes. Além disso, os cientistas, em especial os físicos, tinham noção de que o trabalho colaborativo tornava-se essencial diante dessa nova realidade no mundo científico. Em meio a essa nova forma de pensar e agir, surgiram as Escolas, que merecem ser incluídas entre os tipos de instituições criadas pelos cientistas, pois permitiriam o encontro para a troca de informações e, sobretudo, a disseminação do conhecimento para uma quantidade significativa de alunos previamente selecionados. 

Na América Latina, pelas mãos de três físicos; Marcos Moshinsky, José Leite Lopes e Jose Juan Giambiagi, surge a ELAF\footnote{As fontes utilizadas são o Arquivo Guido Beck, o material do professor José Leite Lopes, ambos disponíveis no CBPF, e a biblioteca do CLAF.}. Descreveremos e analisaremos as três primeiras ELAF's (1959-1961), realizadas respectivamente na Cidade do México, no Rio de Janeiro e em Buenos Aires.  Serão dois os temas que merecerão a nossa atenção: 1) As razões para a criação da ELAF e suas semelhanças e diferenças com outras Escolas científicas;~2) O seu impacto imediato na América Latina. 

É possível notar, pela duradoura existência da ELAF e pela importância do CLAF para as instituições de física da América Latina, o quanto a criação deste espaço transnacional tornou possível a afirmação e o reconhecimento dos países latino- americanos no cenário científico. 

PDF